terça-feira, 9 de junho de 2020

Santuário do Bom Jesus do Monte - Uma escada para o Céu (1ª Parte)

Pórtico de entrada na via sacra do Santuário do Bom Jesus do Monte 
O pórtico setecentista de granito escuro dá acesso à via-crucis. Os pilares Têm sete metros de altura e e metros de largura e sustentam o arco de volta inteira. O arco é fechado com o brasão de sete castelos do arcebispo primaz D. Rodrigo de Moura Telles.
No meo dos cunhais do pórtico encontram-se as fonte do sol, do lado esquerdo e a fonte da lua, do lado direito

Escadório do Pórtico
Desde o Pórtico até ao Largo do Pelicano o desnível de 116 metros que é vencido por 573 degraus.
 
O escadório do pórtico visto do cimo dos primeiros lanços de degraus.

O Santuário tem dezanove capelas. Quatorze encerram os passos, o percurso e as cenas da Paixão e da Morte, representadas por grupos escultórico. As últimas cinco capelas estão relacionadas com a vida gloriosa e o triunfo da Ressurreição.
No lanço inicial encontram-se as primeiras capelas, quadrangulares. A primeira é a capela da Última Ceia -a primeira missa.
A segunda capela é da Agonia e representa o Horto de Getsémani. Esta capela foi construída em 1788 e contem imagens de um Anjo, Cristo e três apostolo Pedro, Tiago e João.



Capela da Traição ou Prisão

A terceira capela, brasonada, de planta oitavado representa a cena da traição de Judas e a prisão de Cristo,
no jardim das oliveiras. O projeto foi realizado pelo padre Manuel de Santa Ana, franciscano, no convento de Santarém.
No interior encontram-se onde imagens que encenam o beijo de Judas e a tentativa de Pedro para defender o Mestre.
O lanço de escadas para aceder à capela seguinte.

Capela das Trevas

A quarta capela oitavada, com as armas arquiepiscopais, contem a imagem de Cristo com as mãos atadas e os olhos vendados. A imagem é da autoria de Evangelista Vieira
À direita da capela encontra-se a Fonte de Marte.
Novo lanço de escadas a partir da capela da Trevas

Capela da Flagelação ou dos Açoites

Outra capela brasonada e oitavada, com uma única imagem, Cristo preso a uma coluna, da autoria de
Francisco Lopes, escultor de Gaia.
Ao lado da capela encontra-se a fonte de Mercúrio
"No rés-do-chão do Palácio do Governador Pôncio Pilatos existia uma colunata e foi a uma dessas colunas que prenderam o Bom Jesus para descarregarem no Seu Corpo divino as chicotadas da flagelação! ... um tormento horroroso que nem aos animais se podia dar" segundo mensagem no interior da capela


Capela da Coroação de Espinhos
"Os algozes continuam a tratar o Bom Jesus com escárnio e crueldade. Agora no pretório de Pilatos, depois de o cobrirem com uma velha capa de púrpura e de Lhe colocarem na mão uma cana, a maneira de cetro, tecem uma coroa de espinhos e apressam-se a cravá-la na Sua Santíssima cabeça. Com este tormento, novos jorre de sangue descem pelo rosto do Senhor. O Bom Jesus já tinha sido martirizado em todas as partes do seu corpo divino; só faltava a Cabeça que, conforme representa esta capela, o foi de maneira dolorosa!" segundo inscrição no interior. 
Ao lado da capela encontra-se a fonte de Saturno

Pretório de Pilatos ou Ecce Homo
Pilatos mostra o Bom Jesus ao povo do alto da varanda de sua casa. Reconhecendo a inocência de Jesus, mas sem força para libertar, Pilatos, governador da Palestina, julgou que os judeus se comoveriam ao contemplar o seu estado tão lastimoso. Mas enganou-se. A multidão logo que o viu, diante de si, o Bom Jesus, coberto de sangue e ouviu Pilatos exclamar ECCE HOMO (eis o homem), longe de se compadecer levou ao cúmulo o seu furor gritando: tira-o, tira-o, crucifica-o. Pilatos fez a vontade do povo, condenando a morte o Bom Jesus.
O patamar da capela, após uma subida de cerca de trezentos e cinquenta degraus, é igualmente um miradouro de onde se pode desfrutar das vistas da cidade de Braga

Capela da Subida para o Calvário

"O Bom Jesus, vergado sobre o peso do madeiro que o Cirineu ajudou a levar, caminha para o Calvário. Os algozes procedem com toda a crueldade. Um arrastou com uma corda, presa ao pescoço, como se de um animal tratasse. Outro ameaça ou, com a lança. Um soldado leva na mão o estandarte com as iniciais S.P.Q.R (Senatus Popolusque Romanus - O senado e o povo romano"

Capela das Quedas ou de Cirineu
No caminho do Calvário o Bom Jesus não aguenta com o peso da cruz e cai por terra. Cai uma vez, duas e a terceira, o judeus, receando que morresse pelo caminho convidaram um homem chamado Simão Cireneu para o ajudar a levar a cruz. Esta capela mostra Jesus caído por terra e Cirineu a amparar-lhe o madeiro. As imagens são de autoria do escultor bracarense Evangelista Vieira. Do terreiro desta capela sobre os Cadore dos cinco sentidos

 

Capela da Crucificação
Quando o Bom Jesus chegou ao calvário levando aos ombros a pesada cruz, os algozes arrancaram-lhe a túnica que estava colado ao corpo chagado e procederam à crucificação. Aqui se vê o Senhor deitado sobre o madeiro, com a mão direita cravada e à esquerda a receber a martelada. Um algoz estira o pé esquerdo, com uma corda, enquanto outro estende a mão para um cravo que o rapaz dos pregos apresenta. Os soldados mostram-se duros e cruéis em contraste com a dor indescritível da Virgem Mãe que se encontra a cabeça de Jesus amparada por Maria Salomé. Ao lado esquerdo, Maria Cléofas e o apóstolo São João, com a mão na testa, Choram amargamente. Atrás, caída sobre o montículo, Maria Madalena horrorizada e desolada. Esta capela pela foi construída no século XIX mas o figurado é mais antigo.

Escadatório dos Cinco Sentidos
Deste terreiro inicia-se o escadatório dos cinco sentidos, obra opolenta e Diosa de linhas, mandada construir nos princípios do século XVIII, pelo arcebispo de Braga Dom Rodrigo de Moura Teles. Apresenta nos parapeitos, um conjunto grupo grandioso de estátuas de pedra figurando personagens bíblicas do Antigo Testamento e nos patamares centrais cinco fontes alegóricas brasonadas com ornamentações de estilo rocaille.
  • Fonte das Cinco Chagas
  • Estátua de Jeremias
  • Estátua de Moisés
  • Fonte da Visão
  • Estátua da Esposa dos Cantares
  • Estátua do Rei David
  • Fonte da Audição
  • Estátua de Sunamitas
  • Estátua de Noé
  • Fonte do Olfato 
  • Estátua de Esdra
  • Estátua de Jonatas
  • Fonte do Paladar
  • Estátua de Isaac
  • Estátua de Isaías
  • Fonte do Tato

Sem comentários:

Enviar um comentário