segunda-feira, 16 de março de 2020

Castelo de Belver

Belver

É uma freguesia do concelho de que Gavião, com 678 habitantes. Foi sede de concelho entre 1518 e 1836. Quando conselho foi extinto foi integrada no conselho de Mação onde permaneceu até 1898.
Quando foi transferida para o concelho de Gavião passou a ser a única freguesia de um conselho alentejano, que se encontra na margem direita do rio Tejo e já em plena área da Beira Baixa.
Foi pertença da Ordem do Hospital, por doação de Dom Sancho I.

A Vila de Belver

O Castelo de Belver
Castelo de Belver visto, do lado de Gavião
O Castelo encontra-se isolado no topo de um monte granítico, em posição dominante sobre a confluência da Ribeira de Belver e o rio Tejo e nos limites das províncias do Ribatejo, Beira Baixa e Alentejo




É uma obra soberba de engenharia militar, realizada pelos experientes Hospitalários. Foi deposito do tesouro real português por determinação do D. Sancho I.
Castelo de Belver

O único acesso ao Castelo, faz-se a partir da Vila por uma larga escadaria em pedra

Com vista sobre o Rio Tejo visto do Castelo de Belver

Capela de São Brás no interior do Castelo

Retábulo/relicário da Capela de São Brás, onde eram guardadas relíquias trazidas pelos Cavaleiros Hospitalários da Terra Santa

Algumas esculturas em madeira apresentam um compartimento vazios no peito e as mãos foram retiradas, por ação das pilhagens de militares franceses em busca de jóias e moedas.


Sem comentários:

Enviar um comentário