sábado, 14 de março de 2020

Batalha dos Atoleiros, Fronteira


A Batalha dos Atoleiros, 1384

O confronto
No lugar de Atoleiros, um terreno pouco inclinado, que tinha na sua parte mais baixa uma linha de água a que chamavam a ribeira da Carvalha ou das Águas Belas, perto de Fronteira, em 6 de Abril de 1384, ocorreu um confronto bélico entre as forças de Portugal e de Castela. Portugal vivia um Interregno Real, após a morte de D. Fernando I, ocorrida no ano anterior. Sem descendente varão, abriu-se a luta pela sucessão real. A sua única filha estava casada com o Rei de Castela e havia um acordo para que o trono de Portugal fosse assumido por um filho que viesse a nascer desse matrimónio, logo que completasse 14 anos. Da oposição de outros descendentes do Rei D. Pedro I, nasceu o confronto.

A simbologia do confronto armado, na Batalha dos Atoleiros, está expressa pela existência de dois corpos separados do edifício do Centro de Interpretação, da autoria do Arquiteto Gonçalo Byrne.
 A desproporção da grandeza das forças, em confronto, está igualmente simbolizada pela desigualdade dos corpos edificados, que reflete o facto de as forças castelhanas serem em maior número que as forças portuguesas.

 As forças portuguesas foram comandadas pelo jovem militar Nuno Álvares Pereira, nomeado "fronteiro da comarca entre Tejo e Guadiana", na defesa contra a invasão castelhana. A Batalha dos Atoleiros foi a primeira de várias batalhas entre portugueses e castelhanos, que culminou com a batalha de Aljubarrota, no ano seguinte.


Na entrada da parte expositiva do Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, encontra-se uma reprodução, em tamanho real, do fresco de Martins Barata, representado uma cena do batalha. O original deste fresco encontra-se na sala de audiências do tribunal de Fronteira.

Esboços de Inês de Castro e D. Pedro

 Reprodução do atelier do Pintor Martins Barata



 Reprodução do confronto das tropas apeadas portuguesas com a cavalaria castelhana



 No final da área expositiva encontra-se um grande banco, em frente a uma vidraça, que permite olhar para o terreno em frente, que reproduz as características morfológicas do terreno onde ocorreu a Batalha dos Atoleiros.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário