Largo do Pelicano
Escadatório das Virtudes
Ao longo do escadatório das Virtudes, pode apreciar-se um conjunto de figurações e de fontes:
- Figuração da Confissão
- Figuração da Docilidade
- Fonte da Fé
- Figuração da Glória
- Figuração da Confidência
- Fonte da Esperança
- Figuração da Paz
- Figuração da Benignidade
- Fonte da Caridade
- Capela de Maria Madalena
- Capela de São Pedro
Adro da Basílica
Hotel
Coreto
Capela do Levantamento
A figuração do interior é da autoria do escultor João Afonseca Lapa.
"Pelo meio dia da sexta-feira santa, Jesus foi pregado na cruz e em seguida levantada, primeiro a pulso, depois concordas até a cruz ficar vertical como esta capela representa."
Basílica
Ainda se pode ver no Adro da Basílica:
- Estátua dos Longuinhos
- Estátua de Pilatos
- Estátua de Heródes
- Estátua de Caifás
- Estátua de José de Arimateia
- Estátua de Nicodemus
- Estátua do Centurião
Capela da Descida da Cruz
A figuração do interior é da autoria do escultor João Afonseca Lapa. Às três horas da tarde de sexta-feira santa Jesus exalou o último suspiro, no alto da cruz. O pouco sangue que tinha nas veias deixou de circular e o seu corpo divino tornou-se cadáver. Momento sublime para a redenção da humanidade!… O discípulo José de Arimateia pediu ao governador Pôncio Pilatos o corpo do Senhor, para o sepultar convenientemente. Obtida esta concessão, Jesus foi descravado da Cruz, como esta capela representa. Ao alto da cruz, dois homens seguram as extremidades do lençol que prende o braço esquerdo de Jesus
Capela da Unção, Deposição no Túmulo ou das Lágrimas
Jesus morto encontra-se estendido num lençol, e vai ser ungido e amortalhado antes de baixar a sepultura.
Os discípulos José de Arimateia e Nicodemos seguram-no com as mãos, à cabeça e aos pés.
Maria Santíssima contempla o seu Divino Filho, profundamente amargurada, tendo a direita as piedosas mulheres Maria Cleófas e a Verónica; e á esquerda, Maria Salomé e Madalena, ajoelhada e chorando amargamente.
Por detrás da santíssima Virgem, São João Evangelista e mais quatro varões em atitudes bem expressivas de dor e a sombra. Em frente do lado esquerdo, o centurião romano com capacete e lança mão
Os discípulos José de Arimateia e Nicodemos seguram-no com as mãos, à cabeça e aos pés.
Maria Santíssima contempla o seu Divino Filho, profundamente amargurada, tendo a direita as piedosas mulheres Maria Cleófas e a Verónica; e á esquerda, Maria Salomé e Madalena, ajoelhada e chorando amargamente.
Por detrás da santíssima Virgem, São João Evangelista e mais quatro varões em atitudes bem expressivas de dor e a sombra. Em frente do lado esquerdo, o centurião romano com capacete e lança mão
Capela da Ressurreição
Jesus foi sepultado na tarde sexta-feira e o sepulcro selado e guardado por um grupo de soldados.
Na manhã de domingo de Páscoa deu-se o facto mais sublime da religião cristã, a ressurreição do Senhor. A imagem é de auditoria do escultor bracarense João Gambino, que viveu na primeira metade do século XVIII
Terreiro dos Evangelistas ou Largo das Capelas
- Capela da Aparição de Cristo a Santa Maria Madalena;
- Capela da Ascensão;
- Capela do Encontro de Emaús;
- Estátua e Fonte de São Mateus;
- Estátua e Fonte de São João;
- Estátua e Fonte de São Lucas:
- Estátua e Fonte de São Marcos.
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